Topo

Jornalista que revelou escândalo de doping agride equipe de TV russa

10/06/2016 20h52

Moscou, 10 Jun 2016 (AFP) - Autor da série de documentários que revelou o escândalo de doping na Rússia, o jornalista alemão Hajo Seppelt agrediu membros de uma equipe da televisão russa Rossiya-24, quando tentavam entrevistá-lo.

A repórter russa Olga Skabeïeva foi à Alemanha para se encontrar com Seppelt, prestigioso jornalista da rede alemã ARD que divulgou os documentos que acusavam os atletas russos de se beneficiarem de um sistema de doping supervisionado pelo Estado.

"Você nunca pagou, ou algo parecido, para (conseguir) essas provas ao longo da sua carreira?", questionou Olga.

"Jamais. Nunca na vida. Não sou um agente, sou um jornalista", respondeu Hajo Seppelt, visivelmente incomodado.

De repente, o tom da conversa entre eles subiu. Quando Olga Skabeïeva afirmou "estar a serviço de seu país", o alemão respondeu que ela "é jornalista e deve ser independente".

"Essa entrevista termina aqui", encerrou o Seppelt.

As imagens divulgadas pela Rossiya-24 mostram Hajo Seppelt empurrando a colega russa no corredor, enquanto ela o insulta.

"Então é isso: você quer fazer reportagens sobre 'até que ponto Putin é horrível'", rebateu Olga.

"Não respondo a perguntas estúpidas", repetiu Seppelt, que voltou a empurrar a equipe de gravação nas escadas.

Hoje, o jornalista alemão explicou à AFP que "perdeu o controle", depois de ter tentado por mais de 30 minutos fazer a equipe sair.

"Minha impressão é que tudo isso era uma provocação", completou.

Na quarta-feira (8), a ARD divulgou uma nova reportagem, acusando o ministro russo dos Esportes, Vitali Moutko, de ter interferido no trabalho do laboratório antidoping de Moscou. Nesse mesmo dia, o Kremlin declarou que vai considerar como "difamação" qualquer acusação não comprovada sobre doping dos atletas russos.

alf-all/kat/jco/iga/tt