Topo

Arquiteto holandês apresenta impressora 3D para construir edifício 'sem fim'

08/06/2016 14h28

Amsterdã, 8 Jun 2016 (AFP) - Um arquiteto holandês apresentou nesta quarta-feira uma impressora 3D, a primeira do tipo, com a qual pretende construir um edifício "sem começo, nem fim", com a forma de um caracol infinito.

"É como uma impressora normal", disse à AFP o arquiteto responsável do projeto, Janjaap Ruijssenaars, mas "ao invés de depositar tinta sobre uma folha de papel, depositamos um líquido sobre uma lâmina de areia, que se solidifica onde foi colocado o líquido".

Ruijssenaars, da Universo Arquitetura de Amsterdam, quer imprimir o edifício, de aproximadamente 1.100 metros quadrados, como a Fita de Möbius, utilizando esta enorme impressora do tipo D-Shape.

A chamada Fita de Möbius é uma figura matemática, com apenas uma face, sem princípio nem fim.

Mediante a sobreposição progressiva de finas camadas de material (5-10 mm), esta impressora, desenhada pelo engenheiro italiano Enrico Dini, pode imprimir elementos 3D de até seis metros de altura e seis metros de largura.

O ambicioso projeto foi visto pela primeira vez em 2013, e a equipe esteve em contato com vários sócios à espera de poder iniciar a construção "nos próximos anos".

Está previsto que o edifício, que também incluirá elementos de desenho mais tradicionais, seja utilizado como um espaço para exposições.

O plano inicial não era imprimir o edifício, e sim construí-lo, mas percebeu-se que a impressora 3D era a forma mais prática de fazê-lo segundo o desejo do arquiteto: sem princípio, nem fim.

Este não será o primeiro edifício 3D do mundo, já que foram realizados projetos similares na China e em Dubai, ainda que tivessem sido utilizados métodos distintos.