Topo

BuzzFeed recusa publicidade de Trump

06/06/2016 19h43

Washington, 6 Jun 2016 (AFP) - O grupo de mídia digital BuzzFeed anunciou, nesta segunda-feira, que encerrou um acordo de publicidade com o Partido Republicano como protesto contra as posições políticas do virtual candidato dessa sigla à Casa Branca, Donald Trump.

O BuzzFeed não divulgou a quantia, mas o site de notícias Politico disse que a transação chegaria a algo perto de US$ 1,3 milhão.

Uma carta do CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, divulgada no site institucional, diz que a empresa informou ao Comitê Nacional Republicano que "não aceitaríamos anúncios de 'Trump para presidente' e que encerraríamos nosso acordo com eles".

"A campanha de Trump é diretamente contrária às liberdades dos nossos funcionários nos Estados Unidos e ao redor do mundo e, em alguns casos, como, por exemplo, sua proposta de proibição para viagem internacional de muçulmanos, tornaria impossível para nossos funcionários fazer seu trabalho", diz Peretti, em uma nota para sua equipe.

"É claro que nós não gostamos de rejeitar uma receita que financia todo o importante trabalho que fazemos na empresa", mas - acrescentou - "em alguns casos, precisamos fazer exceções nos negócios: não publicamos anúncio de cigarros, porque fazem mal à nossa saúde, e não aceitamos anúncios de Trump por essa mesma razão".

Essa não foi a primeira vez que o BuzzFeed manifestou, diretamente, sua oposição a Trump. Em dezembro passado, o editor-chefe Ben Smith enviou um aviso à equipe, afirmando que era "totalmente justo" se referir a Trump como um "racista mentiroso", porque "ele está aí fora dizendo coisas que são falsas e fazendo uma campanha abertamente antimuçulmanos".

bur-rl/mdl/tt