Topo

No Laos, foguetes e fantasias para acelerar chegada das chuvas

30/05/2016 07h30

Houa Xeing, Laos, 30 Mai 2016 (AFP) - No Laos, vale tudo para acelerar a chegada da temporada das chuvas, incluindo lançar foguetes artesanais ao céu e fantasiar os homens de mulheres.

No centro deste pequeno país comunista, limítrofe com Tailândia e China, os habitantes do povoado de Houa Xeing lançaram no fim de semana dezenas de foguetes artesanais, cuidadosamente decorados.

Este ritual é parte de uma festa tradicional, chamada Bun Bang Fai (festival dos foguetes), celebrada no nordeste da Tailândia e em uma região do Laos.

Tanto na Tailândia quanto no Laos, onde os budistas são maioria, as festas de inspiração animista são comuns, sobretudo nas zonas rurais.

Para Bun Bang Fai, os homens se fantasiam de mulheres, empunhando falos esculpidos em madeira, "para provocar a raiva dos deuses", explica o site do gabinete de turismo. "Como forma de vingança, os deuses enviam raios", o que marca o início da temporada de chuvas.

"Meu foguete subiu muito alto. Foi muito bonito, estou muito feliz", disse entusiasmado San Pommati, um agricultor de 42 anos.

Antes de lançar seu foguete, Pommati pediu que os deuses deem a sua família "saúde e felicidade".

Em cada lançamento, todo o clã, que decorou cuidadosamente seu foguete com ramos e flores, se reúne, dançando e cantando.

Mas esta tradição também é uma competição: um júri avalia o desempenho dos foguetes em função da altura alcançada, da potência na decolagem e da estética deixada pela fumaça que se solta.

"É uma tradição agradecer aos espíritos e pedir que abençoem nosso trabalho, nossos cultivos", explica Somthet Surasont, membro do comitê que organiza o evento.

A expectativa é maior neste ano, já que o sudeste da Ásia sofre uma forte seca.

tp-tib/dth/jh/meb/ma