Topo

Desenho de Degas roubado pelos nazistas será leiloado em julho

Desenho de Edgar Degas, "Busto de Três Bailarinas", confiscado pelos nazistas nos anos 1940 - Lionel Bonaventure/AFP
Desenho de Edgar Degas, "Busto de Três Bailarinas", confiscado pelos nazistas nos anos 1940 Imagem: Lionel Bonaventure/AFP

27/05/2016 12h50

Um desenho de Edgar Degas roubado pelos nazistas e devolvido no início de maio para os herdeiros do antigo proprietário será leiloado em 10 de julho pela casa Osenat em Fontainebleau, na França. "Busto de Três Bailarinas", desenhado em carvão sobre papel vegetal, está avaliado entre 350 mil e 450 mil euros (entre R$ 1,4 milhão a R$ 1,8 milhão), anunciou nesta sexta-feira (27) a casa de leilões.

A devolução da obra aconteceu com a ajuda de genealogistas, segundo um novo procedimento estabelecido pelo Ministério da Cultura francês. Seu antigo proprietário, Maurice Dreyfus, relatou em 1947 às autoridades francesas que este desenho a carvão não estava entre as obras que lhe foram devolvidas depois da guerra.

O desenho foi encontrado em 1951 em um gabinete da antiga embaixada alemã, mas não foi identificado como a obra procurada por seu proprietário. Finalmente foi adjudicada ao Museu do Louvre, depois de ter sido registrada nas obras chamadas "MNR" (Museus Nacionais de Recuperação), que está sob a responsabilidade legal do Ministério das Relações Exteriores enquanto se aguarda a identificação do proprietário ou de seus herdeiros. Cerca de 2.000 obras MNR ainda estão nos depósitos de museus franceses. 

De acordo com o Ministério da Cultura francês, essa devolução "é o primeiro resultado de um novo processo", que tem como objetivo "identificar o proprietário da obra sem esperar que os titulares se manifestem".

Testemunhas diretas são cada vez menos numerosas e o número de solicitações cada vez mais escassas. Neste contexto, o ministério fechou uma cooperação com a organização de genealogistas da França para fazer as pesquisas necessárias. Cinco outros casos foram confiados a genealogistas no âmbito desta colaboração.