Topo

Clinton ressalta diferenças com Trump, que se aproxima nas pesquisas

22/05/2016 17h55

Nova York, 22 Mai 2016 (AFP) - Com Donald Trump se aproximando de Hillary Clinton nas pesquisas, a candidata virtual do partido democrata à presidência dos Estados Unidos procurou ressaltar suas diferenças com o rival neste domingo ao anunciar a mensagem principal da sua campanha: "Juntos somos mais fortes".

Em entrevista à rede de televisão NBC, Clinton criticou o slogan de Trump, "Make America Great Gain" ("Torne a América Grande Outra Vez"), ao afirmar que "ele parece particularmente focado em fazer com que ele mesmo apareça grande".

Em relação à sua própria mensagem, Clinton disse que "precisamos unir nosso país" e que ela é capaz de liderar esse processo. Lembrou, ainda, que soube trabalhar com os republicanos quando era secretária de Estado.

Clinton evidenciou claramente sua mensagem de diferença em um momento em que as pesquisas mostram que sua vantagem sobre Trump nas pesquisas é cada vez menor.

Uma pesquisa realizada para o jornal Washington Post e a rede de televisão ABC, publicada no domingo, indica apenas uma leve vantagem de Clinton sobre o magnata: 46% contra 44%.

Em outra pesquisa, feita para a NBC e o jornal Wall Street Journal, a vantagem de Clinton é de 46% frente a 43% de Trump.

"Pesquisas tão longe do dia da eleição não significam nada", disse a pré-candidata durante a entrevista à NBC, no programa Meet the Press.

"Não quero que os republicanos moderados, os democratas e os independentes comecem a achar que sua candidatura é normal. Ela não é", acrescentou Clinton, que lembrou das declarações e propostas de Trump, como deixar que outros países possuam armas nucleares.

A pré-candidata precisa tratar, ainda, de vencer ao seu rival nas primárias democratas, Bernie Sanders, que insiste em continuar em campanha, apesar dos pedidos dos seguidores de Clinton e de alguns líderes democratas para que ele saia da disputa.

Sanders prometeu continuar na corrida ao menos até as primárias da Califórnia, o estado mais populoso, que acontecerão em 7 de junho.