Topo

Sotherby's londrina leiloará maior diamante bruto do mundo

04/05/2016 16h20

Nova York, 4 Mai 2016 (AFP) - O maior diamante bruto do mundo, com valor estimado em mais de 70 milhões de dólares, será leiloado no final de junho em Londres, anunciou nesta quarta-feira a casa de leilões Sotheby's ao apresentá-lo em Nova York

A pedra preciosa, chamada "Lesedi La Rona", foi encontrada há nove meses em Botsuana pela empresa de mineração de diamantes Lucara.

"É um diamante de 1.109 quilates. É o maior descoberto em mais de 100 anos", declarou o presidente do departamento de joalheria internacional da Sotheby's, David Bennett.

Bennett acrescentou que será a primeira vez que um diamante bruto deste tamanho vai a leilão.

A pedra será exibida em Nova York até domingo e, em seguida, será transferido para a Europa, passando pela Antuérpia (Bélgica), para ser apresentado na Sotheby's de Londres de 18 a 28 de junho.

O recorde histórico de maior diamante bruto do mundo é do lendário "Cullinan", de 3.016,75 quilates e descoberto em 1905 na África do Sul. Ele foi transformado em nove diamantes para as joias da Coroa britânica.

No mesmo dia da descoberta de "Lesedi La Rona", foi encontrado em Botswana outro diamante de 830 quilates, o terceiro maior do mundo, indicou à AFP William Lamb, o presidente da empresa Lucara.