Topo

'Tesouro' de 600 quilos de moedas romanas aparece no sul da Espanha

28/04/2016 14h08

Sevilha, Espanha, 28 Abr 2016 (AFP) - Trabalhadores encontraram nesta quarta-feira em Tomares (Andaluzia, sul da Espanha) dezenove ânforas romanas com 600 quilos de moedas de bronze do fim do Século III e início do Século IV, que segundo as primeiras hipóteses podem ter sido destinadas ao "pagamento do exército".

"É um conjunto único e com pouquíssimos paralelos. Na história do império romano, do baixo império romano na Espanha não conhecemos nenhum paralelo", disse na quarta-feira aos meios de comunicação Ana Navarro, diretora do Museu Arqueológico de Sevilha, para onde foram transferidas as ânforas e as moedas.

Navarro não se atreveu a avaliar a descoberta, mas declarou que ela "pode ser de milhões de euros certamente".

As moedas, que têm inscrições dos imperadores Maximiano e Constantino, "estão no que chamamos em linguagem técnica de 'Fleur de Coin'", o que quer dizer que não circularam, acrescentou a especialista.

"A grande maioria são recém cunhadas e provavelmente algumas têm banho de prata, não apenas de bronze", disse Navarro.

"Há muitas hipóteses" sobre estas moedas sem uso, disse a especialista, explicando que "podem estar relacionadas a pagamentos ao exército ou com algum tipo de entidade pública da administração do Estado".

pho-gr/mck/mb/ma