Entretenimento

Aplicativo permite ler e ouvir Shakespeare simultaneamente

Divulgação
O ator Ian McKellen volta a trabalhar sobre a obra de William Shakespeare Imagem: Divulgação

De Londres, Inglaterra

22/04/2016 15h48

Vinte anos depois de sua moderna adaptação para o cinema de "Ricardo III", o ator Ian McKellen e o diretor Richard Loncraine voltam a trabalhar sobre a obra de William Shakespeare com um aplicativo que permitirá ouvir e ler, ao mesmo tempo, o dramaturgo.

O aplicativo para dispositivos móveis estará disponível a partir de sábado (23), quando se completa 400 anos da morte do dramaturgo britânico.

A empresa Heuristic Media desenvolverá 37 aplicativos no total, cada um dedicado a uma obra de Shakespeare, e o primeiro será dedicado a "A Tempestade", última peça que o autor escreveu antes de morrer, em 1616.

Na metade superior da tela, os atores recitam o texto diante das câmeras, sem figurino, nem cenário, enquanto os diálogos vão passando na parte de baixo. É possível parar a imagem e obter notas e comentários com um grau de detalhe que depende do grau de instrução previamente selecionado (ensino fundamental, secundário ou universitário).

"Não é um espetáculo. Levamos nossa roupa, os atores não interagem, nem entre eles, nem com vocês", os usuários do aplicativo, explicou Ian McKellen nesta sexta-feira, durante a apresentação do programa no Instituto do Cinema Britânico (BFI) de Londres.

"Shakespeare não queria que lessem suas obras, queria que fossem lidas pelos atores, as aprendessem, as recitassem para a plateia", acrescentou McKellen.

Como todo ator britânico, McKellen cumpriu o trâmite de atuar em várias peças de Shakespeare, mas é mundialmente conhecido por interpretar Gandalf em "O Senhor dos Anéis".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo