Topo

Dez grandes datas na vida de Prince

21/04/2016 21h16

Los Angeles, 22 Abr 2016 (AFP) - Músico genial, gigante no palco, dândi e ícone de estilo, Prince foi um dos artistas mais influentes dos anos 1980 e 1990. Confira abaixo dez datas que marcaram a carreira do "Kid de Minneapolis", falecido nesta quinta-feira, aos 57 anos, em Minnesota:

- 7 de junho de 1958: Prince Rogers Nelson nasce em Minneapolis, no estado de Minnesota, no norte dos Estados Unidos. Seu pai escolhe seu nome em referência ao trio de jazz Prince Rogers, do qual era membro. A mãe, Mattie Shaw, era cantora de jazz.

- 1978: saída de "For You", primeiro disco do artista, que é apresentado como um novo Stevie Wonder. Compõe, escreve e interpreta todo o álbum, um relativo fracasso comercial.

- 1979: lança seu segundo álbum, "Prince" com o sucesso "I Wanna Be Your Lover", que lhe vale um disco de platina. O disco confirma seu estilo musical influenciado pelo funk e suas letras eróticas.

- 1984: consagração com a saída do álbum "Purple Rain", considerado um dos melhores de todos os tempos, adaptado em filme. A canção que dá título ao disco, balada vibrante de alto voo lírico, obtém um Oscar por música original. O álbum inclui outros sucessos como "Let's Go Crazy" e "When Doves Cry".

- 1991: saída do disco "Diamonds and Pearls", que vende seis milhões de cópias e inclui os hits "Cream" e "Get Off". Prince realiza uma turnê colossal com inúmeros músicos, dançarinos e efeitos especiais, com seu grupo The New Power Generation.

- 27 de abril de 1993: Em conflito com seu selo Warner Brothers pelo ritmo de saída de seus discos, anuncia que não escreverá mais música para eles. Prince mantém a turnê do álbum "Love Symbol" e continua sua carreira, preferindo ser reconhecido pelo ideograma "love symbol" no lugar de seu nome.

- 1996: sua mulher na época, a dançarina Mayte García, dà à luz um menino, que morre uma semana depois de uma doença rara. No mesmo ano, chega às lojas o disco "Emancipation", lançado por seu próprio selo New Power Generation. Vende dois milhões de cópias.

- 1999: Prince volta a usar seu nome ao firmar um contrato com a Arista Records para o disco "Rave Un2 the Joy Fantastic".

- 2008: sai o álbum "LOtUSFLOW3R", que ocupa o segundo lugar na lista Billboard 200. Apresenta-se no célebre Montreux Jazz Festival.

- Setembre de 2015: lançamento do disco "HitNRun Phase One", distribuído na página on-line Tidal, do rapper Jay-Z. Será sua última obra de estúdio. Anuncia uma série de shows solo com piano, mas cancela a agenda pouco depois.