Topo

Desfiles de Milão recebem princesas de ontem e hoje

28/02/2016 18h28

Milão, 28 Fev 2016 (AFP) - Resplandecentes ou minimalistas, as mulheres sempre serão princesas para os estilistas, como mostraram neste domingo em suas coleções, no quinto dia dos desfiles de prêt-à-porter feminino em Milão para o próximo inverno.

A decoração confirma: carruagem, lua em céu estrelado, e os ponteiros de um grande relógio que começam a girar em alta velocidade.

Dolce & Gabbana nos leva a um conto de fadas em que tudo brilha, incluindo roupas e sapatos. Os candelabros que iluminam o salão aparecem em vestidos. Alguns são cobertos de fragmentos de espelhos dourados. Uma capa no tom ouro é totalmente coberta por fios minúsculos de lurex.

Tudo isso no lado princesa. No lado "Cinderela", a roupa é mais simples, principalmente em flanela de lã preta. Motivos bordados ou estampados trazem lembranças do mundo encantado das fábulas, como ratos, gatos, pássaros, velas e chaves douradas.

Golas aparecem com brilho, renda e pérolas, e fitas com pedras preciosas na cabeça fazem as vezes de diademas.

Na coleção da Marni, Consuelo Castiglioni propõe "princesas" contemporâneas. Grandes mangas dão volume à parte inferior dos braços, e não aos ombros, e podem ser descartadas, uma vez que estão presas apenas por grandes botões redondos ou fitas.

- Uma 'diversão' geométrica -A coleção mantém a tendência de ser gráfica e limpa, com capas e túnicas longas na parte de trás, com a cintura marcada. A mesma ideia vale para saias e vestidos, que deixam as pernas à mostra na parte da frente.

Alguns detalhes com traços barrocos rompem o estilo linear, como as estampas de losangos ou os discos de plástico transparente que adornam como escamas um conjunto de algodão branco.

Grandes botões se destacam nos desenhos de Salvatore Ferragamo, que se diverte misturando tons e geometrias. Saias de pregas alternam blocos de cores.

O princípio de "pétalas" aperece também em looks em que longas faixas pretas são unidas por fechos dourados, que, ao serem abertos, revelam partes do corpo.

O círculo é o principal motivo da coleção da jovem marca MSGM, obra de Massimo Giorgetti, que os usa em todos os tamanhos e materiais.

Nesta segunda-feira, será a vez de Dsquared2, Giorgio Armani, Vivetta e Arthur Arbesser subirem a passarela.