Entretenimento

Além de carnes de caça, homem pré-histórico comia tartarugas

02/02/2016 16h43

Jerusalém, 2 Fev 2016 (AFP) - Os homens pré-históricos comiam tartarugas, além de seu regime alimentar conhecido até agora, composto por vegetais e carne de caça - afirmou nesta terça-feira a universidade de Tel Aviv a partir de suas pesquisas numa caverna em Israel.

Estes répteis foram consumidos regularmente há 400.000 anos, como deduzido pelas carapaças encontradas na caverna de Qessem, cerca de 10 quilômetros a leste de Tel Aviv, explicou um dos co-autores do estudo, Avi Gopher.

Esses animais já eram consumidos na época do Pleistoceno, que precedeu o Paleolítico, mas a novidade em Qessem é que "esses vestígios encontrados indicam que eles foram preparados e cozinhados", explicou Gopher.

"Isso nos dá uma ideia muito precisa dos métodos usados pelos homens para cozinhar as tartarugas", contou.

Os resultados indicam, na sua opinião, uma possível divisão do trabalho: "É provável que as crianças e os idosos pegassem as tartarugas, uma presa fácil, enquanto os adultos caçavam animais mais difíceis de capturar".

Isso "adiciona uma dimensão humana rica, uma maior profundidade culinária e cultural, sobre o que já sabemos desses homens", afirma Gopher.

Os resultados do estudo, realizado por arqueólogos israelenses, espanhóis e alemães, foram publicados no Quaternary Science Reviews, uma revista especializada em pré-história.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo