Topo

Veja as reações de autoridades e celebridades à morte de David Bowie

11/01/2016 12h57

Londres, 11 Jan 2016 (AFP) - A morte de David Bowie causou consternação no meio artístico e em vários setores da sociedade.

O anúncio de sua morte gerou mais de 3 milhões de tuítes em todo o mundo, indicou a Visibrain, plataforma que supervisiona o Twitter.

Visibrain contabilizava às 12h30 (10h30 de Brasília) mais de 3,16 milhões de tuítes em torno dos termos David Bowie e hashtags #RIPDavidBowie, #Bowie e #DavidBowie.

Para efeito de comparação, o último Oscar gerou em cinco horas 5,9 milhões de tuítes, enquanto o Globos de Ouro na noite deste domingo gerou 3,7 milhões de tuítes.

A seguir, veja como celebridades e autoridades reagiram à perda do lendário roqueiro.

Madonna:

"Estou devastada! Este grande artista mudou a minha vida! O primeiro show que vi em Detroit! R.I.P.", disse a cantora americana em sua conta do Twitter.

Rolling Stones:

"Estamos comovidos e profundamente tristes com a morte de nosso querido David Bowie. Era um homem maravilhoso e amável, e também um artista extraordinário e único", tuitou o grupo britânico.

Paul McCartney:

"David era uma grande estrela e eu aprecio os momentos que passamos juntos. Sua música tem desempenhado um papel decisivo na cena musical britânica e tenho orgulho em pensar na influência que ele teve no cenário mundial".

Rick Wakeman:

"Como podem imaginar, estou abatido depois de saber da morte de David. Ele foi uma influência e um forte incentivo, maior do que jamais poderia imaginar".

Kanye West:

"David Bowie era uma minhas maiores fontes de inspiração. Era tão corajoso, tão criativo, nos deu magia para toda uma vida".

Iggy Pop:

"A amizade de David era a luz de minha vida. Nunca conheci ninguém tão brilhante. Era o melhor".

Pharell Williams:

"David Bowie era um autêntico inovador, um autêntico criador. Que descanse em paz".

Premiê britânico David Cameron:

"Cresci ouvindo e vendo o gênio pop David Bowie. Sabia se reiventar melhor do que ninguém. Uma enorme perda".

Boris Johnson, prefeito de Londres:

"Terrível noticia da morte de David Bowie, nascido em Brixton [sul da capital]. Ninguém de nossa época merce tanto ser chamado de gênio".

Tim Peake, astronauta británico (falando da Estação Especial Internacional):

"Triste ao saber que David Bowie perdeu sua batalha contra o câncer - sua música era uma fonte de inspiração para muitos".

Russell Crowe:

"Gostava de tua música. Gostava de você. Um dos maiores artistas de palco que jamais viveu".

Brian Eno, colaborador de Bowie:

"Não tenho palavars, descansa em paz David Bowie".

Paul Smith, estilista britânico:

"Hoje em dia, muitas pessoas são vistas como celebridades, mas sua fama dura apenas um ano ou dois. Mas ele foi uma estrela ao longo de décadas, seu talento era evidente, muito impressionante".

Chancelaria alemã (agradeceu por Bowie ter ajudado a derrubar o Muro de Berlim com seu mítico "Heroes", um hino da Guerra Fria).

"Adeus David Bowie. Agora está entre #Heroes. Obrigado por ter ajudado a fazer o muro cair".

jb/oaa/pt/gm.zm/mr/ma/cn

ISS A/S