Topo

Coldplay difundirá seu último álbum por streaming no Spotify

08/12/2015 17h05

Washington, 8 dez 2015 (AFP) - Os músicos britânicos do Coldplay, uma das poucas bandas que resistiram ao Spotify, difundiram seu último álbum na principal plataforma mundial de música online, mesmo com uma semana de atraso.

O Spotify explicou em uma mensagem que "A Head Full of Dream", o sétimo e talvez último álbum do grupo de rock, estará disponível em seu site a partir de sexta-feira, uma semana depois de seu lançamento.

O Coldplay não deu explicações sobre este atraso, mas o grupo tem antecedentes. Em 2014, esperou quatro meses para que sua obra anterior, "Ghost Stories" pudesse ser escutada nas plataformas de streaming.

O objetivo é maximizar as vendas no momento de saída do disco, uma estratégia que, no mundo da música, é chamada de "windowing".

O serviço de música digital enfrentou críticas dos artistas porque oferece a seus assinantes música ilimitada de forma gratuita. No entanto, de seus 75 bilhões de usuários no mundo, 20 milhões são assinantes de uma versão paga sem publicidade.

O Coldplay também colocou seu álbum em sites de streaming pagos como Apple Music e Tidal, o serviço desenvolvido pelo magnata do rap Jay Z.

A maioria dos artistas aceitaram colocar seu trabalho em serviços de streaming, embora alguns ofereçam resistência. A cantora britânica Adele, por exemplo, negou-se a difundir nesta área seu disco recente "25".

Também a estrela do pop Taylor Swift retirou, no ano passado, toda sua discografia do Spotify e acusou a empresa de recompensar muito pouco seus artistas.