Coldplay difundirá seu último álbum por streaming no Spotify
Washington, 8 dez 2015 (AFP) - Os músicos britânicos do Coldplay, uma das poucas bandas que resistiram ao Spotify, difundiram seu último álbum na principal plataforma mundial de música online, mesmo com uma semana de atraso.
O Spotify explicou em uma mensagem que "A Head Full of Dream", o sétimo e talvez último álbum do grupo de rock, estará disponível em seu site a partir de sexta-feira, uma semana depois de seu lançamento.
O Coldplay não deu explicações sobre este atraso, mas o grupo tem antecedentes. Em 2014, esperou quatro meses para que sua obra anterior, "Ghost Stories" pudesse ser escutada nas plataformas de streaming.
O objetivo é maximizar as vendas no momento de saída do disco, uma estratégia que, no mundo da música, é chamada de "windowing".
O serviço de música digital enfrentou críticas dos artistas porque oferece a seus assinantes música ilimitada de forma gratuita. No entanto, de seus 75 bilhões de usuários no mundo, 20 milhões são assinantes de uma versão paga sem publicidade.
O Coldplay também colocou seu álbum em sites de streaming pagos como Apple Music e Tidal, o serviço desenvolvido pelo magnata do rap Jay Z.
A maioria dos artistas aceitaram colocar seu trabalho em serviços de streaming, embora alguns ofereçam resistência. A cantora britânica Adele, por exemplo, negou-se a difundir nesta área seu disco recente "25".
Também a estrela do pop Taylor Swift retirou, no ano passado, toda sua discografia do Spotify e acusou a empresa de recompensar muito pouco seus artistas.
O Spotify explicou em uma mensagem que "A Head Full of Dream", o sétimo e talvez último álbum do grupo de rock, estará disponível em seu site a partir de sexta-feira, uma semana depois de seu lançamento.
O Coldplay não deu explicações sobre este atraso, mas o grupo tem antecedentes. Em 2014, esperou quatro meses para que sua obra anterior, "Ghost Stories" pudesse ser escutada nas plataformas de streaming.
O objetivo é maximizar as vendas no momento de saída do disco, uma estratégia que, no mundo da música, é chamada de "windowing".
O serviço de música digital enfrentou críticas dos artistas porque oferece a seus assinantes música ilimitada de forma gratuita. No entanto, de seus 75 bilhões de usuários no mundo, 20 milhões são assinantes de uma versão paga sem publicidade.
O Coldplay também colocou seu álbum em sites de streaming pagos como Apple Music e Tidal, o serviço desenvolvido pelo magnata do rap Jay Z.
A maioria dos artistas aceitaram colocar seu trabalho em serviços de streaming, embora alguns ofereçam resistência. A cantora britânica Adele, por exemplo, negou-se a difundir nesta área seu disco recente "25".
Também a estrela do pop Taylor Swift retirou, no ano passado, toda sua discografia do Spotify e acusou a empresa de recompensar muito pouco seus artistas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.