Entretenimento

Taylor Swift e Kendrick Lamar lideram indicações ao Grammy

07/12/2015 14h40

Nova York, 7 dez 2015 (AFP) - A estrela pop americana Taylor Swift e o rapper Kendrick Lamar lideraram nesta segunda-feira as indicações aos prêmios Grammy, que serão entregues em 15 de fevereiro em Los Angeles.

Taylor Swift foi indicada a três das quatro principais categorias do Grammy Awards, enquanto Kendrick Lamar lidera com 11 indicações, entre elas a de Melhor Canção com "Alright" e Melhor Álbum por "To Pimp a Butterfly".

Swift disputa o prêmio de Melhor Canção do ano com "Blank Space" e Melhor Álbum por "1989", além de Gravação do Ano, na 58ª edição dos prêmios da indústria da música americana.

Entre os indicados, também ganha destaque o inglês Ed Sheeran por seu single "Thinking Out Loud", aspirante a Melhor Música e a Melhor Gravação do Ano.

Enquanto Swift, de 25 anos e que migrou da música country ao pop com um sucesso espetacular, já ganhou sete prêmios Grammy, Kendrick Lamar possui apenas duas estatuetas.

Antes do lançamento em 20 de novembro do álbum "25" da cantora britânica Adele, "1989", lançado em 2014, foi o álbum mais vendido em todo o mundo este ano.

A canção "Space Blank" é o segundo vídeo mais assistido na história do YouTube, atrás de "Gangnam Style" do coreano Psy, com mais de 1,3 bilhão de cliques até hoje.

Os demais indicados na categoria de Melhor Álbum são Alabama Shakes por "Sound & Color", Chris Stapleton por "Traveller", e the Weeknd por "Beauty Behind the Madness".

Dois brasileiros também aparecem na disputa, Gilberto Gil, indicado na categoria World Music com com "Gilbertos Samba Ao Vivo", e Eliane Elias, indicada na categoria Latin Jazz.

Já os latino-americanos Ricky Martin, Alejandro Sanz e Julieta Venegas foram indicados ao prêmio de Melhor álbum pop latino, junto com o espanhol Pablo Alborán e o cubano Alex Cuba.

Os organizadores anunciaram ainda que o músico Lionel Richie será homenageado como "Personalidade do Ano", prêmio dado a um artista pela sua contribuição ao longo da história para a música.

Os Grammys são atribuídos desde 1959 pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação dos Estados Unidos. Atualmente há 83 categorias de premiação.

Entre as indicações reveladas nesta segunda-feira, destaca-se a da cantora de rock alternativo australiana Courtney Barnett, que disputa o Grammy de Melhor Artista Revelação.

Os demais indicados nesta categoria são os britânicos James Bay e Meghan Trainor e os americanos Tori Kelly e Sam Hunt.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo