Topo

Colômbia encontra galeão espanhol naufragado em 1708

05/12/2015 00h27

Bogotá, 5 dez 2015 (AFP) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta sexta-feira a descoberta do galeão espanhol San José, que afundou com uma carga de ouro e prata diante da costa de Cartagena em junho de 1708.

"Grande notícia: Encontramos o galeão San José! Amanhã darei os detalhes em entrevista coletiva a partir de Cartagena", disse o presidente no Twitter.

No dia 8 de junho de 1708, o San José foi interceptado por navios britânicos e acabou naufragando com sua carga preciosa na costa de Cartagena, norte da Colômbia.

Segundo uma avaliação de especialistas realizada em 1980, o valor do tesouro é de aproximadamente 10 bilhões de dólares.

O navio era procurado há décadas por empresas especializadas e foi, inclusive, alvo de uma disputa judicial entre a Sea Search Armada (SSA) e o Estado colombiano por violação de contrato.

Em 1982, a SSA disse haver localizado o naufrágio, mas dois anos depois o então presidente colombiano, Belisario Betancur, determinou que o percentual da companhia no tesouro seria de apenas 5%, revendo um contrato firmado pela Direção Geral da Marinha.

Em outubro de 2011, um tribunal de Washington concluiu que a ação movida pela SSA era improcedente diante da prescrição do contrato.