Morre Scott Weiland, ex-vocalista do Stone Temple Pilots e ícone do grunge

Washington, 4 dez 2015 (AFP) - Scott Weiland, ex-vocalista dos grupos americanos de rock Stone Temple Pilots e Velvet Revolver, morreu aos 48 anos, segundo uma declaração em sua página do Facebook nesta sexta-feira.

O artista, que se apresentaria em um concerto com seu novo grupo no estado de Minnesota (norte), os Scott Weiland & The Wildabouts, foi encontrado morto no ônibus da banda, precisou o canal ABC.

As causas precisas de sua morte ainda não foram relevadas.

"Scott Weiland era um ícone do grunge e uma verdeira representação do rock and roll moderno", comentou Neil Portnow, diretor executivo do Recording Academy, que organiza o Grammy Awards.

Portnow relembrou o "talento extraordinário" de Weiland e suas "apresentações cativantes que viverão para sempre e inspirarão legiões de fãs do rock em todo o mundo".

O ícone formou o Stone Temple Pilots com amigos, há mais de duas décadas, e o primeiro álbum do grupo grunge, "Core", foi lançado em 1992.

Por causa de seus vícios, o cantor californiano havia abandonado a banda.

Em 2003, passou a integrar o Velvet Revolver, grupo que deixou em 2008 devido a conflitos pessoais. "Me mantenho no fio da navalha permanentemente", havia declarado ao USA Today em 2011, fazendo uma alusão a seus vícios.

"Juro, evidentemente, não ter recair na heroína, mas nunca teria acreditado que o álcool seria uma armadilha tão grande e é legalizado", admitiu.

Weiland deixa dois filhos que teve com sua ex-companheira, Mary Forsberg. Havia casado com a fotógrafa Jamie Wachtel em 2013, segundo a ABC.