Entretenimento

Quatro tumbas pré-colombianas são descobertas em Lima

26/11/2015 18h29

Lima, 26 Nov 2015 (AFP) - Arqueólogos peruanos descobriram quatro tumbas com restos humanos pré-históricos de mais de mil anos de idade em um cemitério pré-inca de forma piramidal que se ergue no coração de um bairro residencial em Lima - informou nesta quinta-feira à AFP a diretora do projeto.

"São quatro humanos, indivíduos adultos, três do sexo feminino e um do sexo masculino, que viveram entre os anos 1000 e 1450", disse a arqueóloga Isabel Flores, diretora do projeto que está sendo desenvolvido na Huaca Pucllana, um antigo complexo cerimonial no bairro de Miraflores.

A descoberta confirma a presença da cultura Ichma em Lima, que se instalou na costa central do Peru a partir do ano 1000 e desapareceu em 1450, coincidindo com a expansão do império inca, que abarcou os anos 1438-1533, disse o pesquisador.

"São as quatro primeiras tumbas da cultura Ichma. Pode ser que encontremos mais tumbas, apesar deste lugar sagrado ter sido saqueado desde a época dos (conquistadores) espanhóis", no século XVI, apontou Flores, que pesquisa o lugar há 35 anos.

As descobertas foram exibidas aos jornalistas no local onde foram encontradas: no topo da grande pirâmide chamada Huaca. La Huaca é uma construção feita em adobe de mais de 20 metros constituída por sete plataformas e com uma extensão de seis hectares.

As quatro sepulturas individuais estão localizados no chão. Os corpos estão de frente para o mar em uma posição sentada, envoltos em tecidos, cestas e cordas, e cobertos com esteiras e ofertas como potes de cerâmica, utensílios e agulhas foscas, bolas de fios e tecidos.

As huacas - nome dado em quechua, língua dos incas, para designar um local sagrado - serviram no antigo Peru pré-hispânico para enterrar personagens importantes e representativos da sociedade.

"O importante é que recuperamos a história de Miraflores, aqui surge a cidade de Miraflores. É o primeiro distrito do pais que tem uma história de mais de 1.500 anos", destacou Flores, que também é diretora do museu da Huaca Pucllana.

A Huaca Pucllana já tinha sido notícia em 2013 quando foram encontradas duas múmias, de um adulto e uma criança. Em 2010 encontraram a tumba de uma mulher sepultada, acompanhada de quatro crianças, e em 2008 a múmia de uma menina de 13 anos.

O centro cerimonial foi construído durante o período da cultura pré-hispânica em Lima, entre os anos 500 e 700. Depois, foi ocupado pela cultura Wari entre os anos 800 a 1000, até a chegada da cultura Ichma no ano 1000.

Em Lima existem cerca de 350 huacas, pré-hispânicas em sua maioria, que se misturam aos edifícios e casas, dando à cidade um dos raros toques de sua herança pré-hispânica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo