Topo

Obama entrega Medalha da Liberdade a Gloria Estefan e Barbra Streisand

16/11/2015 23h31

Washington, 17 Nov 2015 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, concedeu nesta segunda-feira a Medalha da Liberdade, a mais alta distinção civil do país, à cantora de origem cubana Gloria Estefan, à cantora e atriz Barbra Streisand e ao diretor de cinema Steven Spielberg, entre outros astros.

A lista de condecorados inclui 17 nomes do mundo da música, do cinema e do beisebol, mas também legisladores, ativistas e uma pioneira da Agência Espacial americana, a Nasa.

"Esses homens e mulheres enriqueceram nossas vidas e nos ajudaram a definir nossa experiência compartilhada como americanos", declarou Obama, em nota.

As medalhas serão entregues em 24 de novembro em uma cerimônia na Casa Branca.

A nota da Casa Branca destacou que Gloria Estefan é uma "cantora, compositora, atriz e empresária que introduziu a música latina a uma audiência global".

Nascida em Cuba, de onde emigrou com sua família quando tinha um ano de idade, Gloria é uma crítica ferrenha do governo de Havana e defensora dos direitos dos latinos nos Estados Unidos.

Além de Barbra Streisand, o mundo da música esteve presente com o cantor e guitarrista James Taylor e com o compositor de origem israelense Itzhak Perlman, autor da trilha sonora de vários filmes.

Pelo beisebol, os homenageados foram os membros do Salão da Fama Willie Mays e Yogi Berra. Este último faleceu em setembro passado.

A Casa Branca também condecorou a matemática negra Katherine Johnson, que trabalhou na antecessora da Nasa; a primeira negra eleita para o Congresso americano, Shirley Chisholm, em 1968; a senadora Barbara Mikulski e o congressista Lee Hamilton.