Topo

Bolivianos celebram "dia das ñatitas" com crânios milagrosos

08/11/2015 18h10

La Paz, 8 Nov 2015 (AFP) - Milhares de crânios humanos foram objeto neste domingo na Bolívia da comemoração do "dia das ñatitas", ou sem nariz, já que seus donos atribuem poderes milagrosos a eles e a capacidade de se comunicar com os vivos através de sonhos.

O cemitério geral da cidade de La Paz - inaugurado em 1826, um ano após a fundação da Bolívia - tornou-se, neste 8 de novembro, como ocorre anualmente, o epicentro da visita de cerca de 20.000 devotos para celebrar a festividade, oito dias após o Dia dos Mortos.

As pessoas chegam ao cemitério com suas caveiras, a quem chamam "ñatitas", uma palavra familiar para enfatizar que são figuras humanas 'ñatas', ou sem nariz, em urnas de vidro e molduras de madeira. Os crânios aparecem adornados com gorros de lã, sombreiros e coroas de flores.

"Acho que existem milhares de ñatitas", disse à AFP Juan Carlos Parra, gerente do cemitério que tem uma área de cerca de 10 hectares e onde estão enterrados em túmulos de características diferentes os restos de cerca de 150.000 mortos.

Ele acrescentou que as "ñatitas" são "em sua maioria pessoas que foram esquecidas" pelos seus parentes, mas também correspondem a restos mortais que passam de geração para geração, de pai para filho, ou são as suas próprias famílias, em uma celebração de origem pré-hispânica.