Topo

The New York Times se lança no mundo da realidade virtual

06/11/2015 18h24

Nova York, 6 Nov 2015 (AFP) - O jornal The New York Times acaba de dar os primeiros passos na realidade virtual, uma "nova forma de contar histórias" que mergulha o leitor em uma experiência sensorial, graças a um aplicativo e um visor de papelão.

O usuário mergulha na história graças a seu telefone celular - colocado no visor - em uma experiência de realidade virtual que dá a impressão de fazer parte da história. O display permite uma rotação de 360°.

"Esta nova tecnologia de filme provoca uma sensação perturbadora de se conectar com as pessoas cujas vidas estão muito distantes da nossa", disse o editor-chefe da New York Times Magazine, Jake Silverstein.

Em sua primeira história em realidade virtual, a New York Times Magazine escolheu contar a vida de três deslocadas pela guerra e da perseguição Crianças: Oleg, 11, do leste da Ucrânia; a síria Hana, 12; Chuol e o sul-sudanês Chuol, 9.

O New York Times disse que nos próximos dias enviará gratuitamente para todos os assinantes nos Estados Unidos um visor de papelão, que de outra forma pode ser comprado por 30 dólares (cerca de 120 reais).

Também é preciso baixar o aplicativo NYTVR, disponível para dispositivos iPhone e Android.