Topo

Republicanos cancelam debate pelas primárias americanas na NBC

30/10/2015 19h16

Washington, 30 Out 2015 (AFP) - O Partido Republicano rompeu nesta sexta-feira sua futura associação com a rede de televisão americana NBC, por causa do debate entre os candidatos às primárias presidenciais em sua filial CNBC, na última quarta, considerando que houve má-fé.

"À espera de novas conversas entre o Comitê Nacional Republicano e a equipe dos nossos candidatos à presidência, suspendemos o acordo com a NBC News para o debate das primárias republicanas na Universidade de Houston em 26 de fevereiro de 2016", escreveu o presidente do partido, Reince Priebus, ao presidente da NBC, Andrew Lack.

"A CNBC está sob sua responsabilidade, e sua gestão do debate (passado) foi feita de má-fé", acrescentou Priebus.

Em uma nota, na qual deu a entender que a parceria não acabou, a NBC disse que "vai trabalhar de boa-fé para resolver esse problema".

Os candidatos republicanos e o mundo conservador criticaram duramente os moderadores da CNBC durante e depois do debate, realizado quarta-feira, no Colorado, acusando-os de serem excessivamente agressivos em suas perguntas e de não darem tempo suficiente aos candidatos para responder.

As perguntas eram "mesquinhas e desagradáveis" e dirigidas "a pôr nossos candidatos em problemas", afirmou Reince Priebus.

O debate de 26 de fevereiro será mantido, mas pode ser eventualmente organizado por outra emissora, ou por outro sócio, como a revista conservadora National Review.