Topo

Justiça polonesa decidirá na sexta se extraditará Polanski aos EUA

29/10/2015 20h20

Cracóvia, Polónia, 29 Out 2015 (AFP) - A justiça da Polônia deve decidir na sexta-feira se extradita aos Estados Unidos Roman Polanski, acusado de violentar uma jovem de 13 anos em 1977, explicou nesta quinta-feira Jerzy Stachowicz, advogado do cineasta franco-polonês.

"Uma decisão negativa do tribunal será definitiva. Ao contrário, se der seu aval, seguiremos tendo a possibilidade de apelar" e a decisão final ficará nas mãos do ministro da Justiça, afirmou o advogado do cineasta, consultado pela AFP.

Neste contexto, um ex-ministro da Justiça do partido conservador católico que venceu as eleições legislativas polonesas do domingo passado se pronunciou a favor da extradição de Polanski.

"A pedofilia é um mal que deve ser perseguido", disse Zbigniew Ziobro. "Se o futuro ministro da justiça, seja quem for, tiver que tomar uma decisão deste tipo no futuro, teria que dar seu aval para (que se realize) a extradição", acrescentou.

Os Estados Unidos solicitaram em janeiro a extradição do diretor de 82 anos. O cineasta, que dirigiu filmes como "O Pianista" e "Chinatown", é acusado de violentar Samantha Geimer em 1977, quando ela tinha 13 anos, após uma sessão de fotos em Los Angeles. Polanski tinha 43 anos na época.

Polanski se declarou culpado de assédio sexual contra a menor, embora tenha conseguido evitar ir a julgamento, após passar alguns dias preso. No entanto, ele fugiu do país no ano seguinte por medo de ser sentenciado a uma pena mais dura.

Em mais de uma ocasião, Geimer disse ter perdoado Polanski.