Topo

Jack Black leva a série de livros infantis "Goosebumps" ao cinema

21/10/2015 09h53

Miami, 21 Out 2015 (AFP) - Os monstros da série de livros "Goosebumps", adorados por milhões de crianças em todo o mundo, ganham vida na adaptação para o cinema da obra para perseguir próprio autor dos contos, RL Stine, interpretado por Jack Black.

"Goosebumps - Monstros e Arrepios" estreia na sexta-feira nos Estados Unidos e nesta quinta-feira no Brasil.

Depois de escapar de maneira acidental dos livros, a múmia, o lobisomem, os gnomos e outras criaturas malvadas provocam estragos em uma pequena cidade americana.

Seu líder é o boneco de ventríloquo Slappy, uma das figuras mais conhecidas da série e nêmesis de Stine, que comandará os monstros na luta para evitar que o autor e um grupo de jovens os prendam novamente nos livros.

O filme, em 3D, combina cenas de terror com bom humor, algo recorrente nos livros da série "Goosebumps", que venderam mais 400 milhões de exemplares em 32 idiomas.

"Este era o objetivo, fazer um filme tão divertido, assustador e genial como os livros", disse Jack Black à AFP.

"Também conversamos com RL Stine antes de fazer o filme e ele disse: 'Lembrem do meu público. Há muitas crianças pequenas, então façam algo que provoque medo, mas não tanto medo, não provoquem pesadelos", disse Black.

O RL Stine do cinema é um ser rude e misterioso, que mora em uma casa tenebrosa com sua filha, onde mantém os livros protegidos.

Não poderia ser mais diferente que o autor real, explica Black.

"Ele é uma pessoa muito simpática e divertida, mas o RL Stine do filme é muito mal-humorado e antissocial, é um pouco estúpido", disse o ator, com um leve sorriso.

Ao invés de adaptar apenas um conto da série de mais de 60 livros, o diretor do filme Rob Letterman decidiu aproveitar todos os monstros presentes nas histórias de Stine, decisão elogiada pela jovem atriz Odeya Rush.

"O fato de não ser baseado em um livro específico facilita as coisas, pois ao incluir todos os monstros ninguém pode ficar chateado pela falta de seu favorito", disse Rush, que interpreta a filha de Stine.

Os atores não ficaram nervosos com os monstros do filme, mas não escondem a preocupação com a reação do público, em função da popularidade da série.

Black confessou que entrar no universo de "Goosebumps" foi uma novidade, já que não conhecia a série, enquanto os jovens do elenco - Odeya Rush, Dylan Minnette e Ryan Lee - admitiram que ficaram muito felizes de participar em um filme sobre os livros que adoram desde pequenos.

"Provavelmente li todos os livros quando era mais novo. É incrível ser parte do filme", disse Minnette.