Skate voador de "De Volta para o Futuro" não existe, mas Áustria libera uso

O "hoverboard", skate voador imaginado no filme "De Volta para o Futuro 2", ainda é um protótipo de laboratório, mas a Áustria já autorizou o seu uso, anunciou o ministério dos Transportes nesta terça-feira (20), véspera do dia em que o filme de 1989 se passa.
Considerado um "veículo de pequeno porte para uso fora da calçada", o "hoverboard" pode ser utilizado livremente "nos locais onde um patinete é usado", indicou o ministério em um comunicado, afirmando que quer garantir aos usuários uma "segurança jurídica" na questão.
Dessa forma, o "hoverboard" pode ser usado nos lugares reservados para esse fim, como as pistas de skate, mas também em algumas ruas, principalmente de pedestres, afirmou o ministério. A única restrição é que seu uso não represente "nenhum incômodo ou perigo para os usuários ou para o tráfego".
A regulamentação é mais restritiva para o modelo conhecido como "Pit Bull", propulsado por pequenos foguetes, explicou o ministério. Para circular com ele é necessária uma licença especial de piloto e uma autorização de voo, assim como uma permissão de embarcação caso o aparelho seja usado sobre a água.
O "hoverboard", uma fantasia para várias gerações de adolescentes (e de engenheiros) desde que apareceu no filme de sucesso, mas no momento existe apenas como um protótipo de laboratório, a anos-luz do uso urbano.
Em agosto, a montadora Lexus apresentou um protótipo baseado no "hoverboard" em Barcelona, na Espanha. Skatistas fizeram testes, mas a invenção só flutua em uma pista especial e não será comercializada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.