Topo

Filmes e séries

Skate voador de "De Volta para o Futuro" não existe, mas Áustria libera uso

Diego Assis/UOL
Mattel criou skate igual ao "De Volta para o Futuro 2". Só que este não voa Imagem: Diego Assis/UOL

De Viena (Áustria)

20/10/2015 13h40

O "hoverboard", skate voador imaginado no filme "De Volta para o Futuro 2", ainda é um protótipo de laboratório, mas a Áustria já autorizou o seu uso, anunciou o ministério dos Transportes nesta terça-feira (20), véspera do dia em que o filme de 1989 se passa.

Considerado um "veículo de pequeno porte para uso fora da calçada", o "hoverboard" pode ser utilizado livremente "nos locais onde um patinete é usado", indicou o ministério em um comunicado, afirmando que quer garantir aos usuários uma "segurança jurídica" na questão.

Dessa forma, o "hoverboard" pode ser usado nos lugares reservados para esse fim, como as pistas de skate, mas também em algumas ruas, principalmente de pedestres, afirmou o ministério. A única restrição é que seu uso não represente "nenhum incômodo ou perigo para os usuários ou para o tráfego".

A regulamentação é mais restritiva para o modelo conhecido como "Pit Bull", propulsado por pequenos foguetes, explicou o ministério. Para circular com ele é necessária uma licença especial de piloto e uma autorização de voo, assim como uma permissão de embarcação caso o aparelho seja usado sobre a água.

O "hoverboard", uma fantasia para várias gerações de adolescentes (e de engenheiros) desde que apareceu no filme de sucesso, mas no momento existe apenas como um protótipo de laboratório, a anos-luz do uso urbano.

Em agosto, a montadora Lexus apresentou um protótipo baseado no "hoverboard" em Barcelona, na Espanha. Skatistas fizeram testes, mas a invenção só flutua em uma pista especial e não será comercializada.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!