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Grandes marcas de olho da nostalgia de 'De Volta para o Futuro'

20/10/2015 19h06

Washington, 20 Out 2015 (AFP) - Os drones passeadores de cães e os carros voadores do século XXI de Marty McFly continuam sendo coisa de ficção científica em 2015, mas marcas como Pepsi e Toyota lançaram produtos que apelam ao coração dos nostálgicos do filme "De Volta para o Futuro".

Os amantes da trilogia celebram nesta quarta-feira um dia muito especial. No segundo filme da série, de 1989, os personagens Doc Brown (Christopher Lloyd) e McFly (Michael J. Fox) viajam no tempo para uma data que na época parecia distante e inimaginável: dia 21 de outubro de 2015.

Grandes empresas não querem perder a chance de aproveitar o dia para projetar sua marca, enquanto fãs planejam comemorar a data com maratonas dos filmes da franquia e outros eventos relacionados.

A Pepsi, por exemplo, venderá nesta quarta uma edição limitada da "Pepsi Perfect", o refrigerante favorito de Marty McFly no filme.

A empresa promoveu o que chamou de "uma criação há muito tempo esperada", com uma campanha que incluiu anúncios publicitários com carros voadores, robôs e o cobiçado skate voador de McFly.

"Os fãs da Pepsi pediram e nós escutamos", disse Lou Arbetter, diretor de marketing da PepsiCo.

"A trilogia 'De Volta para o Futuro' foi um grande momento para a história da cultura pop daquela época e continua sendo agora, 30 anos depois", prosseguiu.

"Estamos emocionados de fazer parte deste momento e levar aos fãs algo que só a Pepsi pode fazer. Não há necessidade de esperar: o futuro chegou", acrescentou.

A garrafa, que vem com uma caixa colecionável, será posta à venda por US$ 20,15. Serão fabricadas apenas 6.500 unidades da Pepsi Perfect, que serão vendidas pela internet.

Para não ficar para trás, a Nike também se rendeu à nostalgia e anunciou, no começo do ano, o lançamento de uma edição limitada dos tênis Nike Mag que se amarram sozinhos e aparecem no filme. Não foram divulgados mais detalhes a respeito, no entanto.

Tubarão 19Os fabricantes de automóveis também entraram na onda.

A Toyota, que aparece rapidamente no filme com uma picape retrô, lançou uma campanha na qual vincula o lançamento de seu carro movido a hidrogênio, Mirai, à cena do filme em que a combustão dos carros ocorre a partir do lixo.

A campanha tem, inclusive, uma página na internet (www.toyota.com/outatime/) com o slogan: "21 de outubro de 2015, o futuro vai virar realidade".

A Toyota lançou, ainda, um vídeo em tom de brincadeira - a versão completa estará disponível on-line também na quarta - no qual Lloyd e Fox discutem os elementos que o filme acertou e aqueles em que falhou sobre como seria o futuro.

"Embora haja um monte de marcas que estão celebrando o marco de 'De Volta para o Futuro', a Toyota é diferente porque há uma guinada para o passado e para o futuro com a tecnologia que aparece no filme", disse Bob Gale, cocriador e produtor do vídeo, em um comunicado do fabricante.

A concorrente, Ford, que teria fornecido alguns carros para a produção do filme, também entrou em ação com uma paródia em vídeo sobre uma atualização do "condensador de fluxo", que permitia aos personagens viajar no tempo.

O vídeo termina com a frase: "Certamente, esta atualização ainda não está disponível. Bem-vindos de volta para o futuro!".

E a marca de luxo Lexus anunciou em junho seu Lexus Hoverboard (patinete voador), com tecnologia de levitação magnética.

Mas ainda tentou vincular este dispositivo ao skate do filme, apesar de suas semelhanças.

Entretanto, a Universal Pictures também aproveitou o clima com a paródia do trailer do filme "Tubarão 19". Em "De Volta para o Futuro", há uma cena em que um letreiro de cinema apresenta a suposta sequência da saga.