Topo

Livro sensação de autor australiano ganha sequência após dez anos

Livraria na Índia expõe "The Mountain Shadow", sequência do livro "Shantaram", de Gregory David Roberts - Punit Paranjpe/AFP
Livraria na Índia expõe "The Mountain Shadow", sequência do livro "Shantaram", de Gregory David Roberts Imagem: Punit Paranjpe/AFP

De Mumbai (Índia)

13/10/2015 11h59

A tão esperada sequência de "Shantaram" foi lançada nesta terça-feira (13), 12 anos após o romance sobre um australiano fugitivo condenado na Índia se tornar um sucesso entre os mochileiros, vendendo 4 milhões do cópias no mundo todo.

O autor australiano Gregory David Roberts demorou dez anos para escrever "The Mountain Shadow" (A Sombra da Montanha, em tradução livre), que continua a história dois anos depois de "Shantaram" terminar.

Alguns fãs usaram o Twitter para mostrar ansiedade. "Hoje é o dia! Estive esperando esse lançamento desde que li 'Shantaram' pela primeira vez, há três anos", tuitou Wes Cartlidge. "The Mountain Shadow" tem um ar de mistério devido as afirmações do autor sobre alguns elementos terem sido baseados na vida real. A obra mostra o protagonista "Lin" construir uma clínica de saúde na periferia, se apaixonar e lutar contra os Mujahideen no Afeganistão.

Já "Shantaram", o primeiro romance do autor australiano, se tornou uma sensação mundial quando foi lançado em 2003 por sua descrição colorida da cidade indiana de Mumbai. A história é baseada na vida de um ladrão de bancos australiano e viciado em heroína que escapa da prisão e foge para a Índia, se emaranhando na vida oculta de Mumbai. A obra conquistou um público fiel. A apresentadora americana Oprah Winfrey afirmou em 2012 que o livro é um de seus romances favoritos.