Entretenimento

Museu de Nova York retrata sociedade do Egito Antigo em exposição

AFP PHOTO/JEWEL SAMAD
5.out.2015 - Detalhe da exposição "Ancient Egypt Transformed: The Middle Kingdom", que começa no museu Metropolitan de Nova York (Met) na próxima segunda-feira (12) Imagem: AFP PHOTO/JEWEL SAMAD

10/10/2015 16h38

Mostrar da forma mais concreta possível como era a sociedade egípcia há quatro milênios é a ambição da nova exposição que será inaugurada na próxima segunda-feira (12) no museu Metropolitan de Nova York (Met), a mais importante sobre este período organizada até agora.

O Met expõe nesta ocasião peças que humanizam a civilização egípcia, muitas vezes reduzida a sarcófagos, múmias, frisos e baixos relevos.

Entre elas, por exemplo, a representação de um açougue que mostra as diferentes etapas do ofício com figuras de madeira em um estado de conservação impressionante, sobretudo para objetos que datam o início da segunda dinastia (1981 A.C.).

Muitas das peças mais esclarecedoras da sociedade egípcia procedem do próprio fundo do Met, alimentado desde 1906 e que conta com cerca de 30.000 objetos. O museu dispõe também de sua própria equipe de arqueólogos que realizam escavações e cujas descobertas compartilha com o Egito.

Para enriquecer a exposição, aberta até 24 de janeiro, o museu obteve empréstimos de 37 museus e coleções, entre eles os franceses Louvre, de Paris, e o Museu de Belas Artes de Lyon.

A curadora da exposição, Adela Oppenheum, elogiou em coletiva de imprensa "a comunidade de museus que trabalham juntos, (...) enquanto a arte está em perigo em algumas regiões do mundo".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo