Topo

Ator de 'Breaking Bad' encarna vítima da caça às bruxas anticomunista em Hollywood

08/10/2015 15h00

Londres, 8 Out 2015 (AFP) - O ator americano Bryan Cranston, famoso por seu papel na série de televisão "Braking Bad", apresentou nesta quinta-feira em Londres o filme "Trumbo", onde interpreta o escritor Dalton Trumbo, vítima da caça às bruxas anticomunista.

Trumbo, roteirista de "Spartacus" e "A Princesa e o Plebeu", autor do romance antibélico "Johnny Vai à Guerra" e membro durante alguns anos do Partido Comunista americano, passou quase um ano na prisão.

Além disso, foi incluído em uma lista negra que o impediu de trabalhar em Hollywood, resultado da busca paranoica do governo por espiões comunistas durante a década de 1950.

O filme "é uma história admonitória", disse Cranston em uma entrevista coletiva na capital britânica, onde o filme foi apresentado durante o Festival de Cinema de Londres (que vai durar de 7 a 8 de outubro).

"É uma mensagem que encontra ressonância internacional, cada vez que o governo se excede em seus poderes e a imprensa ameaça os direitos civis de um cidadão", afirmou o ator de 59 anos, mundialmente conhecido como Hal, o professor de química traficante de drogas de "Breaking Bad".

Frente a Trumbo, uma das dez figuras de Hollywood que se negou a colaborar com a "comissão de atividades antiamericanas" liderada pelo senador Joseph McCarthy, a temida cronista Hedda Hopper, interpretada pela atriz britânica Helen Mirren, coloca em prática sua "caça aos vermelhos".

Questionada sobre a reação que teria ante Hopper, Mirren respondeu: "teria ficado aterrorizada. Agora, muitos jornalistas me deixam assim. Nunca fui uma grande admiradora do jornalismo de celebridades".