Topo

Google projeta páginas móveis aceleradas para informação mais rápida

07/10/2015 18h16

Nova York, 7 Out 2015 (AFP) - O Google, em parceria com dezenas de meios de comunicação internacionais, anunciou nesta quarta-feira um projeto de "páginas móveis aceleradas", com a promessa de acesso super rápido à informação através da internet móvel.

A empresa afirma que os downloads lentos para smartphones ou tablets estão custando leitores às agências de notícias e dólares às agências de publicidade.

Este novo sistema, baseado em software livre ("open source"), promete um acesso mais fácil e cômodo adequado ao consumo de informação em internet móvel - quando os 'mobinautas' não usam os aplicativos desenvolvidos pelos próprios meios de comunicação.

Ainda em fase experimental, o sistema pode mostrar uma série de artigos na parte inferior da tela quando o usuário abre o site do Google para realizar uma busca.

"Editores de todo o mundo usam a web móvel para atingir esses leitores, mas a experiência pode muitas vezes deixar muito a desejar. Cada vez que uma página demora muito tempo para carregar, eles perdem um leitor", explicou David Besbris, chefe vice-presidente de engenharia de pesquisa do Google.

Durante apresentação em Nova York, Richard Gingras, chefe do Google News, garantiu à AFP que o conteúdo de parceiros do projeto não teria vantagem no resultado de buscas por causa dos negócios.

É claro que os veículos que usam o software da AMP para um carregamento mais rápido podem ser favorecidos, porque a velocidade da conexão e a comodidade de leitura melhorarão, mas será apenas um dos vários fatores para a hierarquização dos resultados propostos, informou.

Mario Calabresi, editor-chefe do jornal italiano La Stampa, justificou sua participação no projeto explicando que "hoje em dia os meios de comunicação tradicionais devem levar o jornalismo para além do site, e ir para onde os usuários estão".

O sistema foi anunciado logo após a rede social Facebook anunciar em maio passado seu software "artigos instantâneas", que visa duplicar a velocidade de conexão dos meios associados.

chr/jld/elm/llu/tm/mm

GOOGLE

AMP

Facebook

APPLE INC.

Twitter