EUA decepcionados por decisão da UE sobre transferência de dados
A secretária de Comércio Penny Pritzker disse que Washington está profundamente decepcionado pela decisão do tribunal, que "cria uma importante incerteza para as empresas tanto dos Estados Unidos quanto da União Europeia e coloca em risco a economia transatlântica digital".
A representante americana pediu então a negociação e a publicação de um acordo revisado sobre transferências de dados.
"Há dois anos, trabalhamos estreitamente com a Comissão Europeia para reforçar o acordo sobre as transferências de dados entre os Estados Unidos e a União Europeia com uma proteção sólida e transparente, incluindo uma vigilância clara por parte do departamento de Comércio e da Comissão Federal de Comércio americana (FTC, em inglês)", expressou.
O Tribunal de Justiça europeu invalidou nesta terça-feira o acordo entre a UE e os Estados Unidos para a transferência de dados pessoais devido às revelações de espionagem em massa das agências americanas, uma decisão que afeta gigantes como o Facebook.
A transferência de dados entre a UE e os Estados Unidos é regida pelo acordo selado em 2000 entre Bruxelas e Washington conhecido como "Safe Harbour" (Porto Seguro). Este acordo enumera uma série de princípios que consideram os Estados Unidos como "um país seguro" e aos quais empresas como Facebook, Google ou Apple aderem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.