Topo

Emissora russa destaca boas condições meteorológicas para bombardeios na Síria

05/10/2015 10h10

Moscou, 5 Out 2015 (AFP) - A televisão pública russa Rossiya 24 estendeu suas previsões meteorológicas à Síria, destacando um mês de outubro "ideal para sobrevoar o país", após o início dos bombardeios militares.

"O tema da semana são os bombardeiros das forças russas que começaram na Síria, e os especialistas consideram que a data para tais operações militares foi uma boa escolha do ponto de vista climático", comentou a repórter do tempo do canal Rossiya 24, na edição de sábado.

"O mês de outubro é ideal para os voos sobre a Síria", prosseguiu a apresentadora enquanto exibia vídeos dos bombardeios russos com uma legenda na qual se lia: "O tempo para voos" *(El tiempo de los vuelo)*.

"O vento pode soprar a 15 metros por segundo e chove uma vez a cada dez dias, porém isso não terá nenhum impacto significativo sobre nossos bombardeios", comemorou.

Sobre as temperaturas, o calor de 35° C é crítico para os pilotos, porém "raramente vai alcançar esses níveis em outubro", explicou a apresentadora do canal público.

Enquanto os dias nublados são mais numerosos que no verão, a altitude das nuvens varia de 4km a 10km de altitude nesse período. "Nessas condições, nossos aviões poderão passar debaixo das nuvens e realizar de forma eficaz os bombardeios", afirmou.

No entanto, o tempo vai mudar em novembro. A névoa será mais frequente e vai dificultar a saída dos aviões russos, concluiu.

A aviação russa lançou na semana passada uma campanha de bombardeios na Síria. Moscou afirma que seus ataques são dirigidos apenas ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI), porém os ocidentais acusam a Rússia de concentrar sua intervenção contra os rebeldes sírios moderados.