Entretenimento

Fidel e Raúl Castro ficam de fora de festejos dos 50 anos do Partido Comunista de Cuba

03/10/2015 17h48

Havana, 3 Out 2015 (AFP) - O Partido Comunista de Cuba e seu órgão oficial, o jornal "Granma", completaram neste sábado meio século com uma celebração à qual assistiram autoridades do governo, mas não os irmãos Fidel e Raúl Castro.

"O Partido Comunista de Cuba sempre será a coluna vertebral da resistência da nação cubana", disse o número dois do partido, José Ramón Machado Ventura, no discurso de celebração de ambos os aniversários, na noite desta sexta-feira.

Em 3 de outubro de 1965, nasceu o Partido Comunista de Cuba, da fusão de três grupos que combateram o ditador Fulgencio Batista, derrubado em janeiro de 1959: o Partido Socialista, o Diretório Revolucionário e o Movimento 26 de Julho (comandado por Fidel Castro).

Naquele mesmo 3 de outubro, começou a circular o jornal Granma como órgão oficial do partido, em uma ilha onde qualquer oposição é ilegal.

Fidel diz que o Granma é sua principal fonte de informação, embora os dissidentes cubanos acusem o jornal de ocultar notícias relevantes sobre a ilha e os demais países.

Assistiram ao ato de celebração autoridades cubanas, incluindo o número dois do governo, Miguel Díaz-Canel. Ficaram de fora os líderes máximos do partido: Fidel Castro, que o comandou de 1965 a 2011; e Raúl, que tomou as rédeas do partido em 2011, cinco anos depois de assumir o governo da ilha devido aos problemas de saúde de seu irmão mais velho e mentor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo