Topo

Morre Carmen Balcells, a agente literária do boom latino-americano

21/09/2015 14h52

Barcelona, 21 Set 2015 (AFP) - A espanhola Carmen Balcells, a agente literária dos principais escritórios revelados pelo "boom" latino-americano, morreu no domingo, aos 85 anos, informou uma porta-voz de sua agência.

"Ela morreu no domingo. A família queria privacidade. Na terça-feira divulgaremos mais detalhes", informou a mesma fonte.

Através de sua agência, de mesmo nome e fundada em 1960 em Barcelona, Balcells se converteu numa das grandes promotoras da literatura latino-americana.

Ela apadrinhou escritores como Gabriel García Marquez, Mario Vargas Llosa e Julio Cortázar.

E também promoveu grandes nomes das letras espanholas, como Juan Marsé e Camilo José Cela.

Nascida em uma pequena aldeia rural da Catalunha, Santa Fe de Segarra, esta mulher sem estudos universitários entrou no mundo editorial trabalhando na agência do escritor romeno Vintila Horia até 1960, quando decidiu abrir sua própria agência.

Sempre contida durante seu trabalho, mal dando entrevistas aos meios de comunicação, sua agência, localizada na zona nobre de Barcelona, se converteu em um dos atores-chaves da literatura ibero-americana.

Entre sua lista de clientes estão vários ganhadores dos prêmios Cercantes e Novel de Literatura, como García Márquez, Vargas Llosa, o chileno Pablo Neruda e os espanhóis Cela e Vicente Aleixandre.

Em maio de 2014, sua agência anunciou uma fusão com a americana Andrew Wylie, principal agente do mundo anglo-saxão. O processo tornou a Barcells & Wiley na maior agência literária internacional.

Seu trabalho valeu a ela a Medalha de Honra ao Mérito de Belas Artes do governo espanhol e em 200 foi nomeada doutora honoris causa pela Universidade Autônoma de Barcelona.