Topo

Morre Jackie Collins, autora de livros sobre glamour e sexo em Hollywood

Jackie Collins tinha 77 anos - Evan Agostini/Invision/AP
Jackie Collins tinha 77 anos Imagem: Evan Agostini/Invision/AP

Los Angeles

20/09/2015 08h26

A escritora britânica Jackie Collins, autora de livros românticos de sucesso, morreu aos 77 anos, depois de lutar contra o câncer de mama, anunciou a família no sábado (19).

Jackie escreveu mais de 30 livros, com enredos sobre a vida de glamour e sexo em Hollywood, vendeu mais de 500 milhões de cópias e teve suas obras traduzidas para 40 línguas. 

"Viveu uma vida muito plena e foi adorada por sua família, amigos e milhões de leitores aos quais levou entretenimento por mais de quatro décadas", afirma um comunicado da família.

A nota lembra que Collins lutou contra o câncer de mama durante mais de seis anos.

"Foi pioneira na incursão das mulheres na ficção e tinha uma grande força criativa. Viverá através de seus personagens", completa o comunicado assinado por suas três filhas, Rory, Tracy e Tiffany.

Suas obras incluem "The World is Full of Married Men", "Confessions of a Wild Child", "The Stud" e "Hollywood Wives".

Seu primeiro livro, "The World is Full of Married Men", publicado em 1968, foi censurado em vários países por sua carga erótica.

Nascida na Grã-Bretanha, antes de ser escritora em tempo integral, foi comediante. Jackie e sua irmã, a famosa atriz Joan Collins, de 82 anos, conheceram a fama na televisão. Vários livros da autora foram adaptados para a TV.

Joan Collins declarou à revista "People" que estava "completamente devastada". "Era minha melhor amiga", disse.

Joan ficou sabendo da doença da irmã apenas nas últimas semanas, pois de acordo com a revista "People" a escritora manteve seu diagnóstico em segredo.

Jackie Collins morou na Califórnia durante muitos anos e era cidadã americana naturalizada.