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Fashion Week de Londres e seus jovens estilistas desembarcam no Soho

18/09/2015 18h14

Londres, 18 Set 2015 (AFP) - Depois de Nova York, a Fashion Week aterrissa nesta sexta-feira em Londres, onde seu exército de jovens estilistas apresenta pela primeira vez suas criações em pleno coração do Soho.

Em um salão do hotel de luxo Café Royal, Zandra Rhodes, figura mítica da moda britânica, abriu o evento com sua coleção primavera-verão 2016, uma viagem aos confins da Ásia com tecidos malaios e saris.

A criadora voltou a recorrer ao rosa, sua cor favorita, em calças, saias, camisetas, blusas, cintos e gorros.

As calças soltas, amplas e aéreas são usadas acima do umbigo. Rhodes imagina uma mulher chique e informal.

A estilista se inspirou em suas viagens pelo mundo, sobretudo em Kuala Lumpur, de onde são os tecidos pintados à mão (batik) que apresentou.

Em sua 62º edição, a Fashion Week abandonou o luxo institucional da Somerset House, sua antiga residência, e abre passagem na selva urbana do Soho, bairro festivo e comercial situado perto do Piccadilly Circus, o famoso cruzamento de ruas da capital britânica.

Durante cinco dias, em meio a pequenos restaurantes, sex shops e lojas de moda, o estacionamento da Brewer Street, edifício em art déco dos anos 1920, receberá mais de 150 criadores. Aos seus desfiles se somarão dezenas de apresentações organizadas em toda a cidade.

"Já era hora de mudar, de ir para algo novo, excitante", explicou Caroline Rush, diretora do British Fashion Council (BFC), que organiza o evento. "Estamos na indústria da moda, onde sempre pensamos em novidade, em reinventar o que fazemos".

"Como Londres é a capital dos estilistas um pouco mais 'edgy' (atrevidos) e 'cool', é uma evolução bastante lógica", disse Laetitia Wajnapel, aliás Mademoiselle Robot, blogueira profissional e fotógrafa que mora na capital britânica.

Tendência anos 1970Como todos os anos, o evento oferecerá uma tribuna única para jovens estilistas como Molly Godard, Sadie Williams ou Marta Jakubowski.

"Londres é, definitivamente, uma das Fashion Week mais criativas, talvez pela presença de escolas renomadas de estilismo e de locais emblemáticos como o Soho ou o East London", avaliou a blogueira de moda Kristabel Plumme.

Será preciso estar atentos a jovens talentosos e experientes como Jonathan Anderson. Este britânico de 31 anos, diretor artístico da marca de peças em couro espanhola Loewe, considerado um dos criadores mais influentes do momento, apresentará neste sábado a nova coleção de sua própria marca, J.W. Anderson.

Anthony Vaccarello, diretor criativo da Versus, apresentará sua coleção no mesmo dia e outros pesos-pesados da moda britânica, como Vivienne Westwood Red Label e Burberry Prorsum desfilarão no domingo e na segunda-feira, respectivamente.

"Para mim, os momentos de destaque serão, sobretudo, os clássicos londrinos como Margaret Howell, Christopher Kane, J.W. Anderson ou Giles e Joseph que a cada temporada marcam a pauta das futuras tendências", considera Mademoiselle Robot.

Plumme acredita que este ano se verá "uma evolução da tendência nos anos 1970" iniciada em 2014.

A Fashion Week recorrerá às novas tecnologias com novas transmissões ao vivo pela internet. Os organizadores fecharam acordos inéditos com o Periscope, o serviço de vídeos ao vivo do Twitter, e a Burberry assinou um contrato com o sistema de mensagens Snapchat.

O evento também terá uma exposição dedicada à ratinha Minnie e sua influência na moda e na cultura pop, com fotos tiradas pela modelo Georgia May Jagger, filha de Mick Jagger e Jerry Hall.

O BFC lembra que as vendas de moda feminina deveriam aumentar 4% no Reino Unido em 2015 até alcançar a cifra de 27 bilhões de libras esterlinas (42,2 bilhões de dólares). Dois de cada três mulheres britânicas terão comprado roupa na internet durante o ano, segundo a mesma fonte.

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