Topo

Autoridades cubanas fazem revolução digital para visita do papa

14/09/2015 20h57

Havana, 14 Set 2015 (AFP) - As autoridades cubanas criaram um portal na internet e várias contas nas redes sociais dedicadas à visita do papa Francisco à ilha, de 19 a 22 deste mês - uma novidade num país onde o acesso à rede é muito limitado.

Em comunicado enviado à imprensa internacional credenciada, o ministério das Relações Exteriores anunciou a criação do portal "O papa Francisco em Cuba" (http://papafranciscoencuba.cubaminrex.cu/), assim como contas no Twitter, Facebook, Google+, Youtube e Flickr.

Estas iniciativas buscam "colaborar com a cobertura oficial à referida visita" e "comunicar em tempo real com o maior público possível, aproveitando todo o potencial oferecido pelas redes sociais", indicou o ministério.

O portal e as contas nas redes sociais difundem mensagens, fotos, vídeos, infografias e arquivos relacionados à visita papal.

Será possível encontrar também imagens da viagem que o papa Bento XVI fez à ilha em 2012, da recente visita de uma delegação cubana ao Vaticano, ou do encontro entre o presidente Raúl Castro e o papa Francisco em Roma, em maio passado.

Estes esforços fazem parte de uma série de mudanças na comunicação digital - em pleno auge por parte das autoridades cubanas.

Nos últimos meses, o ministério colocou online alguns sites dedicados à aproximação em curso com os Estados Unidos e a União Europeia.

Em Cuba, o acesso à internet continua sendo caro, apesar dos recentes esforços do governo para reduzir as taxas. As conexões privadas continuam reservadas a um punhado de privilegiados, entre eles médicos, jornalistas e pesquisadores.

O governo, que prometeu "colocar em funcionamento uma internet a serviço de todos" dentro de cinco anos, abriu recentemente 35 espaços públicos wifi em todo o país, mas o preço - dois dólares a hora - continua sendo alto para a maior parte da população.

ag-rd/hov/mm