Topo

Milhares protestam contra festa medieval de execução de touros em Madri

12/09/2015 14h21

Madri, 12 Set 2015 (AFP) - Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado em Madri para denunciar a crueldade do chamado "Touro de la Vega", um festa espanhola que remonta à Idade Média e onde um touro é ferido até a morte.

Celebrada todos os anos em setembro na localidade de Tordesilhas, centro do país, a festa, nascida em 1453 e herança dos jogos taurinos medievais, é denunciado todos os anos por defensores dos direitos animais.

Centenas de pessoas armadas com lanças perseguem a cavalo ou a pé um touro bravo palas ruas da cidade fortificada até um ponto em que encurralam o animal, que é morto ferido por todos.

"É uma das maiores crueldade que pode haver no século XXI", declarou Nacho Novoa, um funcionário administrativo de 59 anos que viajou vários quilômetros de carro com a família para participar no protesto.

O protesto foi organizado pelo Partido Animalista (PACMA), que exige do governo do conservador Mariano Rajoy que acabe de vez com uma festa que considera "tortura, e não cultura".