Topo

"Desde allá", do venezuelano Lorenzo Vigas, ganha Leão de Ouro em Veneza

12/09/2015 16h54

Veneza, 12 Set 2015 (AFP) - O filme "Desde allá", do cineasta venezuelano Lorenzo Vigas, foi premiado neste sábado com o Leão de Ouro do festival de Veneza por sua história sobre a solidão, ambientada em Caracas.

"Creio que este prêmio será muito bem recebido no meu país, onde temos tido muitos problemas nos últimos anos. Espero que este prêmio ajude um pouco. Estou seguro de que vamos dialogar entre nós para continuar adiante. Viva a Venezuela!" - declarou em inglês ao dedicar o prêmio a seu país.

O filme, que ilustra os conflitos e as diferenças sociais, é marcado por um ritmo lento, os silêncios e os contrastes entre um mundo íntimo árido e outro externo vital.

Aplaudido pela imprensa especializada em sua primeira exibição, dividiu o público, mas sobretudo convenceu o júri presidido pelo mexicano Alfonso Cuarón.

O cinema latino-americano ganhou também o Leão de Prata por melhor direção, com o filme argentino "El Clan", de Pablo Trapero, o nono longa-metragem do autor de Mundo Grúa, baseado em uma história real, ocorrida nos anos 80 sobre a família Pucci, que fazia sequestros extorsivos de pessoas próximas e as matavam após mantê-las em cativeiro em sua própria casa, em um bairro de classe média na periferia norte de Buenos Aires.

"Estou muito, muito feliz. Amo cinema, amo estar aqui. Estou feliz de estar com vocês", declarou emocionado Trapero.

O bom estado de saúde do cinema latino-americano havia sido antecipado à AFP pelo diretor do festival Alberto Barbera, que reconheceu que as obras mais inovadoras vem desta região.

O cineasta americano Charlie Kaufman levou o Grande Prêmio do Júri com "Anomalisa", um stop motion baseado em uma obra de teatro própria, que pode se tornar o primeiro filme de animação proibido para menores por cenas de sexo ousadas entre bonecos.

A Itália, com quatro filmes na competição, ficou com um prêmio de consolação, a Copa Volpi, pela melhor atuação da atriz Valeria Golino por seu papel de mãe cega diante dos problemas de sua própria família em "Per amore vostro", de Giuseppe Gaudino. "Obrigada, obrigada", disse com sua reconhecida voz grave.

A França ganhou dois prêmios por "Hermine", a Copa Volpi por melhor ator para Fabrice Luchini, e melhor roteiro para Christiane Vincent.