Entretenimento

As mil faces do Picasso escultor em exibição no MoMA de Nova York

Kena Betancur/AFP Photo
Obra de Pablo Picasso, da série "Bathers", exibida no Museu de Arte Moderna de NY Imagem: Kena Betancur/AFP Photo

De Nova York, nos EUA

10/09/2015 15h59

Violões e violinos cubistas em lâminas de metal, cabeças e bustos monumentais de mulheres com olhos desproporcionais em gesso, um homem com um cordeiro de bronze nos braços: 140 obras que percorrem 60 anos do Picasso escultor brilharão a partir da segunda-feira no MoMA, em Nova York.

"A mostra caminha através dos diferentes episódios da carreira de Picasso como escultor. Às vezes é difícil acreditar que se trata do mesmo artista de uma sala para outra", afirmou a curadora Ann Temkin ao se referir ao leque de estilos incluídos na mostra que será aberta em 14 de setembro e se estenderá até 7 de fevereiro de 2016 no conceituado Museu de Arte Moderna, no coração de Manhattan.

"Picasso Escultura", a maior exposição em meio século nos Estados Unidos, dedicada a esta faceta do artista espanhol, reúne 140 obras, muitas delas empréstimos de coleções públicas e privadas, principalmente do Museu Nacional Picasso de Paris, que aportou quase um terço.

A mostra vai desde 1902 e os primeiros trabalhos em bronze, madeira e gesso até suas esculturas com lâminas de metal pintadas do período 1954-1964, passando pelo período cubista, os anos do pré-guerra em Boisgeloup (França), a Segunda Guerra Mundial e a etapa em Vallauris e Cannes, na Costa Azul.

"Picasso manteve suas esculturas consigo ao longo de sua vida. É só no momento de sua morte que as esculturas de Picasso começam a jornada fora do estudo das coleções públicas e privadas do mundo", explicou Umland.

O interesse precoce do MoMA em adquirir estas obras do artista levou o museu a adquirir atualmente a "coleção mais completa de esculturas de Picasso" fora do museu em Paris.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo