Topo

Fox, de Murdoch, compra setor midiático da National Geographic

09/09/2015 13h16

Washington, 9 Set 2015 (AFP) - A National Geographic Society anunciou nesta quarta-feira a venda de suas operações nos meios de comunicação, incluindo seus icônicos canais de sociedade e televisão a cabo, a um empreendimento conjunto liderado pela 21st Century Fox.

A Fox, o conglomerado de meios de comunicação criado pelo magnata Rupert Murdoch, pagará 725 milhões de dólares por uma participação de 73% na nova entidade chamada Partners National Geographic, enquanto a organização sem fins lucrativos com sede em Washington ficará com os 27% restantes.

O acordo permitirá à organização fundada em 1888 aumentar seus fundos a cerca de US$ 1 bilhão e ampliar seu trabalho no campo da ciência, da pesquisa e da educação, segundo um comunicado.

A nova estrutura estenderá uma associação de 18 anos com a empresa para operar os canais National Geographic, e incluirá todos os produtos digitais, sobre viagens, livros, mapas e licenças operacionais do grupo.

Declan Moore, um veterano da organização há 20 anos, será o diretor-executivo da National Geographic Partners.

A associação operará "com uma estrutura de governo compartilhado e a igualdade de representação no conselho de administração", segundo o comunicado.

O presidente da junta se alternará todos os anos, com o atual titular da Sociedade Gary Knell atuando em primeiro lugar.

rl/dw/llu/yow/ma

21ST CENTURY FOX