Topo

Importante monumento neolítico encontrado perto de Stonehenge

07/09/2015 14h20

Londres, 7 Set 2015 (AFP) - Os rastros enterrados de um misterioso monumento pré-histórico foram encontrados perto do famoso complexo arqueológico britânico de Stonehenge, uma descoberta que os arqueólogos chamaram de "fantástica".

O monumento está integrado por 90 pedras, algumas originalmente de 4,5 metros, e data de quase 4.500 anos, o que faria dele contemporâneo ou anterior a Stonehenge.

Os arqueólogos fizeram a descoberta em Durrington Walls, a menos de três quilômetros de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra, usando sensores de alta tecnologia.

No local já havia sido identificada uma grande estrutura pré-histórica circular, mas se ignorava que "debaixo deste grande monumento havia outro monumento", explicou à BBC Vincent Gaffney, um dos dois arqueólogos que coordena o projeto.

Segundo o outro diretor do projeto, Wolfgang Neubauer, o monumento pode contar com até 200 pedras e representa uma descoberta "fantástica".

"As pedras que faltam podem ter sido usadas para construir Stonehenge", disse à AFP, enquanto muitas que permaneceram foram quebradas na tentativa de transferência.

Stonehenge é uma das mais importantes coleções de menires do mundo.

O templo de pedras foi edificado entre os anos 3.000 e 2.300 antes de Cristo e até hoje não se sabe como foi possível transportar e alinhar as grandes pedras de acordo com os movimentos do sol.