Topo

Spielberg e sua produtora DreamWorks descartam renovar com a Disney

02/09/2015 19h39

Los Angeles, 2 Set 2015 (AFP) - O cineasta americano Steven Spielberg não renovará o acordo de distribuição entre sua produtora, DreamWorks, e a Disney, que expira em agosto de 2016, informou nesta quarta-feira uma fonte à AFP.

As revistas especializadas Variety e The Hollywood Reporter apontam que a Universal está em uma melhor posição para ganhar as negociações, principalmente porque o futuro de Spielberg está ligado a esse estúdio, com as sequências de "Jurassic World", "Tubarão" e "De volta para o futuro".

A DreamWorks assinou com a Disney em 2009, depois que o então presidente, Dick Cook, prometeu investir em seus projetos.

Cook, no entanto, foi destituído pouco depois e as rédeas passaram para as mãos de Bob Iger, o diretor-geral da companhia.

Seu modelo de negócios, mais centrado na Marvel, na Lucasfilm e na Pixar, obrigou a a DreamWorks a buscar financiamento em outros estúdios.

Uma fonte anônima da DreamWorks contou nesta quarta-feira à AFP que "ainda é cedo para dizer com qual estúdio a produtora assinará".

Spielberg e a Universal mantêm uma estreita relação desde os tempos de "Jurassic Park" (1993). Desde então o diretor, de 68 anos, mantém seus escritórios na sede do estudo, apesar de também ter distribuído seus filmes pela Disney e pela Paramount.

O último filme da DreamWorks distribuído pela Disney será "The BFG", adaptação de um romance do escritor Roald Dahl dirigida pelo próprio Spielberg, com estreia prevista para 1º de julho de 2016.