Entretenimento

Festival de Veneza começa com superprodução "Everest"

02/09/2015 12h42

Veneza, 2 Set 2015 (AFP) - A superprodução em 3D "Everest" abre nesta quarta-feira a 72ª edição da Mostra de Veneza, o festival de cinema mais antigo do mundo e que permanece como um dos mais importantes.

Os protagonistas, Jake Gyllenhaal, Jason Clarke e Emily Watson, devem passar pelo tapete vermelho, sob o forte calor que domina o Lido.

Apesar da cerimônia de abertura mais discreta, o diretor da Mostra, Alberto Barbera, espera que a edição de 2015 tenha para "Everest" o mesmo efeito obtido por "Gravidade" e "Birdman", filmes de abertura em Veneza em 2013 e 2014 e depois premiados na cerimônia do Oscar.

Os feitos dos anos anteriores ajudaram Veneza a reconquistar seu espaço, que havia sido ofuscado pelo Festival de Toronto (Canadá), apesar da mostra italiana prosseguir com a aposta em filmes autorais e novos talentos.

A edição deste ano deve ter menos estrelas hollywoodianas, sobretudo depois do cancelamento da exibição do curta-metragem "The Audition", do consagrado Martin Scorsese, que tem Leonardo di Caprio e Robert de Niro no elenco.

-Netflix em Veneza -Pela primeira vez a competição terá um filme produzido pela plataforma online Netflix, que estreará no mercado internacional em 16 de outubro.

O longa-metragem é o primeiro dos quatro grances filmes produzidos pelo Netflix para 2015 e 2016.

"Beasts of No Nation", escrito e dirigido por Cary Fukunaga ("True Detective") e protagonizado por Idris Elba ("Luther", "Mandela - O Caminho para a Liberdade", "The Wire"), aborda um tema pesado: os meninos soldados na África, com a história de Agu, que perde a família em uma guerra civil e termina como mercenário.

O filme também será exibido em Toronto, o que significa um gesto de paz entre os festivais rivais.

A plataforma online, inaugurada em 2007, está presente em mais de 50 países com mais de 60 milhões de assinantes e se tornou um dos fenômenos de transformação no mercado exibidor de cinema.

A indústria do cinema e os gigantes da distribuição não se conformam em aceitar que o cinema chegue ao espectador por meio da TV ou computador, uma guerra que a internet está vencendo no momento.

Netflix produzirá em breve o próprio filme de animação e está em negociações para entrar no mercado chinês.

Festa dos estreantesFiel a sua tradição, Veneza apresenta filmes de vários estreantes, com muitos filmes baseados em histórias reais.

Dos 21 filmes na mostra competitiva do Leão de Ouro, 16 têm diretores que participam pela primeira vez em Veneza, uma verdadeira ousadia para um festival muitas vezes criticados por selecionar filmes que não encontram mercado.

Na sexta-feira será exibido "Black Mass", fora de competição, com o astro Johnny Depp. A nova esposa do ator, Amber Heard, está em "The Danish girl", que também será projetado em Veneza, com o vencedor do Oscar Eddie Redmayne como protagonista e que fala sobre as primeiras operações de mudança de sexo, em 1920.

am-kv/fp

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo