Topo

David Bowie compõe trilha da versão teatral de Bob Esponja

01/09/2015 19h18

Nova York, 1 Set 2015 (AFP) - David Bowie, conhecido pela intelectualidade de sua música, está compondo o que provavelmente seja sua produção mais leve: um musical sobre o personagem animado Bob Esponja.

O teatro Oriental de Chicago anunciou que o ícone inglês do rock está reunindo um grupo de renomados músicos para compor as melodias de "SpongeBob The Musical", que estreia nesta cidade no dia 7 de junho do próximo ano.

Entre os músicos que colaboraram no musical estão The Flaming Lips e They Might Be Giants, duas bandas americanas com interesses ecléticos; assim como a super estrela pop dos anos 80 Cyndi Lauper, alguns membros da legendária banda de rock Aerosmith e o cantor e compositor John Legend.

O musical adapta o desenho animado "Bob Esponja", onde o personagem principal - uma esponja que fala - explora o mundo sub-aquático chamado Fenda do Biquini.

O musical será apresentado durante um mês em Chicago (Illinois, norte) e depois se mudará para a Broadway, em Nova York, informou o teatro Oriental.

Desde sua estreia em 1999, a série de televisão tem sido um enorme sucesso para a Nickelodeon, um canal da Viacom destinado a crianças.

"Bob Esponja" tem também popularidade entre os adultos - o presidente Barack Obama é um fã confesso, - ainda que os ativistas conservadores tenham atacado o programa por seu suposto conteúdo subliminarmente homossexual.

"SpongeBob The Musical" será o segundo projeto de Bowie no tablado, que produziu em 2013 seu álbum "The Next Day" após uma década de silêncio musical.

Bowie, de 68 anos, também compôs a trilha de "Lazarus", que estreia em novembro no New York Theater Workshop.

"Lazarus" é baseada em "The Man Who Fell to Earth" (O homem que caiu na Terra), um romance de ficção científica de Walter Tevis sobre um alienígena que busca água no planeta e acaba apaixonado por álcool e televisão.

Bowie havia protagonizado a versão dos cinemas deste romance em 1976, mas não compôs a trilha devido a problemas contratuais.

Não se espera que Bowie atue em "SpongeBob The Musical" - cujo elenco ainda não foi anunciado - nem em "Lazarus", que é protagonizado por Mihcael C. Hall, protagonista da série de televisão "Dexter".