Topo

Templo de Palmira intacto após explosão, afirma governo sírio

31/08/2015 09h23

Damasco, 31 Ago 2015 (AFP) - Uma explosão foi registrada no domingo no pátio do templo de Bel na cidade antiga de Palmira, na Síria, mas a estrutura do edifício e a colunata frontal parecem intactas, afirmou nesta segunda-feira à AFP o diretor de Antiguidades e Museus do país.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) e militantes afirmaram mais cedo que os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) explodiram uma parte do templo de Bel, o mais importante deste conjunto arqueológico considerado patrimônio da humanidade.

"Segundo as informações que recebemos, os jihadistas do EI provocaram uma explosão no domingo no pátio do templo, mas a parte fechada e a colunata frontal estão intactas", declarou Maamun Abdelkarim, diretor de Antiguidades.

"O pátio é imenso, tem 43.000 metros quadrados, e os funcionários dos serviços de Antiguidades não foram autorizados pelos jihadistas a aproximar-se", afirmou.

Palmira, que fica na província de Homs, região central da Síria, é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. A localidade foi conquistada em maio pelo EI, que destruiu várias joias arqueológicas no Iraque, país vizinho da Síria, no qual também está bem implantado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Templo de Palmira intacto após explosão, afirma governo sírio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade