Entretenimento

Dois jornalistas franceses detidos por chantagear o rei do Marrocos

27/08/2015 18h21

Paris, 27 Ago 2015 (AFP) - Dois jornalistas franceses foram detidos nesta quinta-feira, em Paris, por supostamente chantagear o rei do Marrocos, exigindo três milhões de euros em troca de não publicar um livro com informações comprometedoras, segundo fontes judiciais.

Os jornalistas Eric Laurent e Catherine Graciet foram detidos depois de se reunir com um representante do rei e receber dinheiro dele, informou uma fonte próxima ao caso à AFP.

"Houve uma entrega e uma aceitação de uma quantia de dinheiro", afirmou.

Os dois jornalistas, que já haviam escrito sobre o Marrocos, foram colocados sob custódia policial dentro da investigação aberta na quarta-feira por tentativa de extorsão de fundos e chantagem, assegurou a mesma fonte.

Rabat fez uma denúncia na semana passada em Paris. Segundo o depoimento do advogado do Marrocos em um meio francês, Eric Laurent haveria contactado pela primeira vez o gabinete real em 23 de julho informando que preparava um livro.

Em um primeiro contato, o jornalista haveria proposto não publicar o livro em troca de três milhões de euros e, após a denúncia, ocorreram outros dois encontros, desta vez sob vigilância dos investigadores.

Contactada pela AFP, a editora Editions du Seuil, confirmou que os autores preparavam um livro sobre o rei do Marrocos que deveria ser publicado entre "janeiro e fevereiro".

Ambos repórteres escreveram vários livros de jornalismo investigativo de forma individual e juntos publicaram, em 2012, "O Rei Depredador", sobre o monarca Mohamed VI.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo