Topo

Vestígios de palácio micênico achados na Grécia

25/08/2015 12h26

Atenas, 25 Ago 2015 (AFP) - Vestígios de um palácio da época micênica (séculos XVII-XVI aC), com importantes inscrições em grego arcaico, foram descobertos perto de Esparta, no Peloponeso (sul da Grécia), informou nesta terça-feira o ministério da Cultura.

Esta nova descoberta permitirá obter informações sobre a organização política, administrativa, econômica e social da região e trará à luz novos elementos sobre as crenças e a língua micênicas, segundo o comunicado.

As escavações arqueológicas realizadas desde 2009 em Agios Vassilios, uma aldeia próxima a Esparta, a 300 km de Atenas, permitiram revelar antigas inscrições na forma mais arcaica do grego antigo.

Nas tabuletas de argila há referências a cerimônias religiosas e nomes de lugares.

Os mais antigos traços de escrita na Europa, o lineal B, surgiu na ilha de Creta, por volta do ano 1375 aC, e foi decifrado a partir de 1952.

No palácio, composto por uma dúzia de peças, também foram encontrados objetos de culto, figuras e utensílios em argila, espadas e fragmentos de pinturas murais.

No norte do Peloponeso se encontra o sítio principal da civilização micênica, a cidadela de Micenas, descoberta no século XIX. Compreende principalmente vestígios do palácio real e túmulos monumentais atribuídos a heróis da mitologia grega.