Entretenimento

Setor privado cubano tem acesso a serviços bancários on-line pela primeira vez

25/08/2015 11h50

Havana, 25 Ago 2015 (AFP) - O incipiente setor privado cubano, que floresceu com as reformas econômicas de Raúl Castro, poderá ter acesso aos serviços bancários via internet, uma prática que estava reservada na ilha comunista às pessoas jurídicas, informou nesta terça-feira a imprensa local.

"Os trabalhadores por conta própria (privados) em Cuba podem ter acesso atualmente aos serviços bancários sem a necessidade de ir aos escritórios comerciais, nova facilidade promovida pelo 'Banco Popular de Ahorro' (BPA) com o objetivo de se aproximar mais do setor não estatal", afirmou o jornal oficial Granma.

O jornal destacou que o serviço de "banco remoto", uma prática comum em outros países, começou a funcionar há quase dois meses para este setor, já que "anteriormente só era ofertado a pessoas jurídicas".

A diretora do Banco de Negócios do BPA, Greicher La Nuez, explicou que "os emergentes atores econômicos podem realizar transferências de fundos, receber informação sobre o estado das contas correntes e verificar seus 10 últimos movimentos bancários".

Os créditos bancários foram reintroduzidos em 2011 na ilha depois de quatro décadas, no âmbito das reformas destinadas a tornar eficiente o esgotado modelo econômico, mas não se converteram em fonte importante de financiamento do setor privado, como em países com economia de mercado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo