Topo

Trump prevê que caso dos e-mails vai prejudicar Hillary Clinton

23/08/2015 13h16

Washington, 23 Ago 2015 (AFP) - Donald Trump, um dos pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos, afirmou neste domingo que sua rival democrata Hillary Clinton pode ficar muito desacreditada com a polêmica sobre seus e-mails privados da época em que era secretária de Estado.

"Acredito que Hillary pode ficar muito desacreditada (...) por esta história de e-mails", disse à rede ABC News o magnata, que lidera as preferências do eleitorado republicano para as eleições presidenciais do fim de 2016.

"Olhem o que aconteceu com o general (David) Petraeus, como ficou ferido. E o que ele fez foi apenas uma fração do que ela fez", acusou Trump.

O general Petraeus, ex-diretor da CIA, foi condenado em abril a dois anos de prisão em suspenso por ter comunicado a sua amante documentos ultraconfidenciais e mentido a respeito ao FBI e à própria CIA. Em novembro de 2012 Petraeus renunciou ao seu cargo.

Hillary enfrenta uma controvérsia sobre dezenas de milhares de e-mails profissionais que enviou a partir de um servidor e uma conta privadas quando estava a cargo da diplomacia americana (2009-2013). A regra nos Estados Unidos é que os funcionários de alto escalão utilizem sempre servidores e contas públicas.

Segundo uma pesquisa da CNN/ORC publicada na semana passada, Hillary segue superando Trump nas intenções de voto, mas apenas por seis pontos (51% contra 45%).